segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Agricultura biodinâmica

Visitei há algum tempo a Fazenda Demétria, Botucatu, agricultura biodinâmica. Ideal alastrar conceitos de mudanças na agricultura, em escala crescente, a um número cada vez maior de pessoas, populações e lugares. Quem sabe a base na qual a humanidade está existencialmente ligada não comece, um dia, a ser tratada com muita importância, conjugada essa base às leis da natureza e seus ciclos, os do Universo.
Pitágoras,
"Queridos companheiros, não profaneis vossos corpos com alimentos pecaminosos. Nós temos milho, maçãs que curvam os galhos com seu peso e uvas crescendo nos vinhedos. Há ervas de sabor doce e legumes que podem ser cozidos e abrandados no fogo, nem se nos nega o leite ou o mel perfumado com menta. A terra proporciona um suprimento exuberante de riquezas, de alimentos inocentes, e oferece-nos banquetes que não envolvem derramamento de sangue ou matança."

Pratiquemos o ecogesto.
Alimento bom, limpo e justo.

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

domingo, 10 de setembro de 2017

domingo, 20 de agosto de 2017

quinta-feira, 20 de julho de 2017

☆ Sorve plenitude ☆

Saciedade do tempero no pão, ressalta a maciez, relva de perfume, beleza química do alimento.
Conjunção que une, adjetivo que absorve o paladar, que se perde na plena satisfação, aos céus...
... As palavras como substantivos fazem a gente saborear a frase do prato principal... E nada como os temperos para adjetivar espetacularmente nossas sensações, numa mistura de versos rimados. Então os acentos, as conjunções, as exclamações, adicionando molhos e azeites ancestrais a esta bela prosa poética diante de mim, entremeada de talheres e delicados guardanapos. Não! Deixem as estrofes para o verso final, o líquido alquímico da bebida fresca e rara. Os verbos fazem, criam, cozinham, decoram todo este grandiloquente pequeno banquete. De Viviane Anetti para todas as cozinhas poematizadas do mundo.

terça-feira, 18 de julho de 2017

Sufle de milho sem gluten e sem lactose

http://gnt.globo.com/receitas/receitas/sufle-de-milho-sem-gluten-e-sem-lactose-da-bela-gil.htm?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=receitas

Ingredientes

Para o suflê:

  • 300g de milho verde cozido
  • 4 ovos (claras e gemas separadas)
  • Sal
  • 50g de queijo parmesão ralado
  • 2 xícaras de chá de leite de inhame
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • ¼ de xícara de farinha de trigo sarraceno
  • 1 cebolete

Para o leite de inhame:

  • 1 inhame
  • Água

Para o leite de inhame:

  1. Cozinhe o inhame na água fervente. Escorra e dispense a água do cozimento. Bata o inhame cozido com dois copos de água no liquidificador. Reserve.

Para o suflê:

  1. No liquidificador, bata o milho, as gemas, o sal, o parmesão, o leite e a farinha até homogeneizar a mistura.
  2. Transfira para uma tigela, acrescente as claras batidas em neve, o fermento e misture delicadamente.
  3. Coloque a mistura em um refratário de 20cm de diâmetro untado, ou em forminhas individuais, e leve ao forno médio, pré-aquecido, por 35 minutos ou até assar e dourar levemente.
  4. Retire do forno e sirva em seguida.

sexta-feira, 23 de junho de 2017

A semeadura. Siembra.

A Semeadura
Uma bela homenagem aos milhares de mulheres e homens que se dedicam à pequena agricultura, responsável por 70% dos alimentos que consumimos na América Latina.

https://www.youtube.com/watch?v=OQng5VakPS8  Siembra

Bolo rápido sem gluten de avelãs com cacau

Puravida
Bolo rápido sem gluten de avelãs com cacau
3 ovos orgânicos inteiros
2 bananas maduras
1 xícara de farinha de avelãs tostadas (tostar e moer na hora)
1 xicara de farinha de aveia sem gluten
100g de manteiga orgânica derretida
3 colheres de sopa de cacau em pó
1 xicara de açucar de coco
1 generosa pitada de sal
1 colher de chá rasa de bicarbonato de sódio com 1 colher de chá de vinagre de maçã
Liquidificar tudo, começando pelos molhados e acrescentando os secos aos poucos. Despejar em forma untada e assar por cerca de 20 minutos em 200 graus (pre aqueça antes de começar a fazer a receita).
Enquanto o bolo assa, derreta uma barra de chocolate 70% orgânico em meia xícara de leite de coco. Esta é a calda.
Se quiser, caramelize avelãs tostadas na hora (para soltar o aroma) em açúcar de coco e uma pitada de sal, e jogue por cima da calda para finalizar. O bolo fica bem melhor gelado. A textura é cremosa, quase de brownie. Have fun!

quinta-feira, 11 de maio de 2017

cozimento alimentos • atenção

Quando cozinhamos os alimentos a altas temperaturas, por muito tempo, especialmente quando os alimentos são assados, grelhados ou fritos, são formados os produtos finais da glicação avançada (Advanced Glycosilation End Products – AGEs), assim como os produtos finais da lipoxidação avançada (Advanced Lipoxidation End Products - ALEs). Baasicamente, 3 fatores influenciam na formação exógena de AGEs: 1) composição nutricional do alimento; 2) método de processamento térmico (cozinhar, assar, fritar, etc.) e 3) tempo de duração do processamento térmico. AGEs e ALEs podem ter um efeito devastador na saúde, uma vez que eles podem ser absorvidos (especialmente se o indivíduo estiver com Hiperpermeabilidade Intestinal), entrar na circulação e se ligar a receptores específicos, desencadeando processos inflamatórios intracelulares (veja algumas consequências de inflamação crônica, mediadas por AGEs e ALEs na figura). Isso não significa que temos que comer só alimentos crus pro resto da vida. Mas significa que temos que prestar atenção na técnica dietética que utilizamos em nossa cozinha. Quando for torrar o amendoim, não deixe ele mudar de cor. Quando for assar algum alimento, não deixe ele queimar. Quando for fritar um ovo, não deixe ele ficar “bem passado”. Quando for comer um pão integral, tire a casca queimada, que é repleta em glicotoxinas. Lembre-se sempre de que a sua ingestão de AGEs não pode exceder a sua capacidade de neutralizá-los. Coca-cola e similares, por exemplo, possui altas concentrações de Metilglioxal, um dos AGEs mais estudados por seus efeitos nocivos na saúde vascular. Outro efeito bem conhecido dos AGEs é a contribuição no aparecimento de rugas, pois reagem com proteínas da matriz da pele, danificando-as. Felizmente, temos uma grande arsenal de componentes anti-glicantes nos alimentos vegetais. Uma dieta adequada pode prover praticamente todos esses componentes. Consulte o seu nutricionista funcional.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

óleo de canola, etc.

Por Flávio Passos.
  1. Óleo de Canola, aprovado pela associação de cardiologistas! Nada pode ser mais saudável, certo?
  2. Bem, na verdade, isto está longe de ser correto. Além de ser ext...raído de uma semente transgênica, o óleo de Canola, como todo óleo de composição predominantemente insaturada (mono ou poliinsaturado - incluindo os óleos de milho, soja, algodão, gergelim, amendoim, linhaça, girassol e até oliva), é sensível ao calor e estraga quando aquecido.
  3. Por "estragado" entenda um óleo deformado, que para o corpo é um xenobiótico - substância estranha à vida. Os xenobióticos causam inflamações no sistema orgânico por serem vistos como ameaças à integridade do mesmo.
  4. Qualquer óleo insaturado industrializado, a menos que seja prensado à frio (muito raro), guardado em garrafa escura (mais raro ainda) e não tratado com pesticidas (conhece algum?) não pode ser considerado um alimento natural saudável.
    Pelo contrário - qualquer profissional que tenha um mínimo de estudo aprofundado diria que, se há algo para você eliminar da dieta com prioridade, este algo seriam este conjunto de óleos industriais vendidos em garrafa de plástico - possivelmente os principais responsáveis por inflamações nas artérias do coração.
  5. Mesmo que a a$$ociação de cardiologi$tas afirme o contrário.
  6. Saiba muito mais, inclusive sobre quais são as gorduras saudáveis para se utilizar na culinária sem moderação, no artigo que está em nosso website: https://www.puravida.com.br/oleo-de-canola-sera-que-e-saud…/

picolé de frutas. Iogurte e frutas.

https://www.buzzfeed.com/suriarocha/picole-de-fruta-de-frutas?utm_term=.woEZ3RowAD#.ku98mBEa7M
1 banana, em fatias
300 g de morangos
200 g de mirtilos
150 g de framboesas
300 g de iogurte natural
1. Bata a banana, metade dos morangos, metade dos mirtilos, metade das framboesas e todo o iogurte em um processador de alimentos.
2. Remova a lâmina e incorpore o resto das frutas.
3. Despeje essa mistura em uma forma de pão e coloque 12 palitos de picolé dentro, uniformemente espaçados.
4. Congele durante a noite.
5. Deixe descongelar por aprox. 15-20 minutos, remova da forma e corte os picolés com uma faca afiada.
6. Bom apetite!
Rende: 12 picolés

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Wraps de espinafre sem farinha

http://ciclovivo.com.br/noticia/aprenda-a-fazer-wraps-de-espinafre-sem-farinha/
Ingredientes: – 4 claras – 1 ovo inteiro – Espinafre cortado em pedaços pequenos – Sal e pimenta a gosto
Como fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador até se transformarem em uma pasta líquida e homogênea. Coloque a mistura em uma frigideira com azeite e deixe a massa assar dos dois lados. Depois, basta recheá-la com os ingredientes de sua escolha.

domingo, 22 de janeiro de 2017

Pão crocante. Flávio Passos

https://www.youtube.com/watch?v=Uh27W_6_a8U&mc_cid=764b8c62a7&mc_eid=2b05e91ee7
Encontros saudáveis

【PÃO CROCANTE DE BAIXO CARBOIDRATO】
Ingredientes:
▸ 1 xícara de farelo de aveia Oat Bran
▸ 2 colheres de sopa de farinha de arroz
▸ Sal a gosto
▸ 1/2 xícara de água fervente
▸ 1 colher e meia de sopa de óleo de coco
Modo de preparo:
▸ Misturar 1 xícara de farelo de aveia Oat Bran, 2 colheres de sopa de farinha de arroz, sal a gosto, ½ xícara de água fervente e 1 colher e meia de sopa de óleo de coco. 
▸ Espalhe a massa em uma assadeira ( não precisa untar), com uma faca sem ponta divida a massa na quantidade de pedaços que desejar. 
▸ Levar ao forno 180˚, mais ou menos por 20 minutos. 
Dica: 
▸ Pode acrescentar alecrim, alguma erva ou tempero para intensificar o sabor. 

Pasta de Nozes e Azeitona | Ingredientes:
▸ 1 xícara de nozes hidratadas (por 3 horas)
▸ 1 xícara de azeitonas verdes sem caroço
▸ Biomassa de banana verde
▸ Azeite de oliva extra virgem
▸ Sal a gosto
▸ Suco de limão
▸ 1/2 dente de alho

Modo de preparo:
▸ Liquidificar as nozes, azeitonas, biomassa de banana verde, azeite de Oliva extra virgem, sal a gosto, suco de limão e ½ dente de alho. 

Dica: 
▸ Essa mesma base pode ser usada para criar outra pastas, como por exemplo: substituir as nozes e as azeitonas por alcachofra, tomate seco ou abóbora com especiarias.