Mais um da série "o mito dos cereais integrais como alimentos ideais para a saúde humana", este compartilhado pelo Dr. Alexandre Feldman - @enxaqueca. Lhe convido a entrar no IG dele para conhecer suas observações sobre o assunto.
Na verdade, acredito que o melhor seja não comer pão - especialmente o industrializado. O trigo moderno nosso de cada dia é muito diferente do trigo bíblico e não pode ser considerado uma alimento natural, com todas as suas hibridizações que modificaram seu conteúdo nutricional e o transformaram em algo que traz efeitos colaterais significativos - silenciosos para alguns, gritantes para outros.
Mas, se a idéia de deixar de comer pão te parece algo distante, busque o pão de digestão mais suave, com menos efeitos colaterais, sem bromato, preparado como os padeiros do antigo continente o fazem desde muito - através de longa fermentação natural. Um pão ideal seria feito com espelta ou kamut (variedades ancestrais do trigo), fermentado por cerca de 2 a 3 dias, e jamais acrescentado de gordura vegetal hidrogenada - presença garantida naqueles pães e bolachas "integrais" vendidos pela indústria que adora fingir atender a quem busca por alimento saudável.
Aos brasileiros, sugiro a riqueza de nossa terra: mandioca, inhame, cará, tapioca, baroa, abóbora......