quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Brigadeiro funcional. Três receitas saudáveis!

Brigadeiro funcional.
* 2 bananas maduras, no microondas por 2 minutos - 5 colheres de leite em pó desnatado (sopa), ou mais, para maior consistência - 2 colheres (sopa) de cacau em pó.
Misturar aos poucos até o ponto desejado, o ponto de enrolar. Um pouco de óleo de coco nas mãos, se quiser, ajuda o granulado a grudar. Depois que enrolar, passar no granulado ou no cacau em pó, e servir.

Brigadeiro com biomassa.
* 4 colheres de sopa Biomassa - 4 colheres de cacau em pó - 1 colher de óleo de coco - 4 colheres de açúcar mascavo (ou adoçante stévia) ou 5 colheres de agave ou mel.
Misture todos os ingredientes em fogo médio e coloque na geladeira após encorpar.

Brigadeiro sem culpa. (Flávio Passos)
* 2 bananas verdes - 1 barra de chocolate amargo - 1 colher (sopa) de óleo de coco - açúcar de coco a gosto.
* cobertura: - flocos de pistache - cacau em pó - nibs de cacau.
Cozinhar as bananas. Ainda quente, retire a casca. Tire o bico da banana. Transforme isso na famosa biomassa da banana, que nada mais é do que a banana verde cozida. 
Pode ser qualquer tipo de banana (prata, nanica, da terra).
Coloque um pouquinho de água no liquidificador, o suficiente para facilitar o trabalho das lâminas.
Uma barra de chocolate amargo (cortar em pedaços), e orgânico é melhor.
O calor da banana vai derreter o chocolate. Derreteu o chocolate, um toque de óleo de coco, para deixar a massa mais firme, quando ela gelar.
E agora o momento de adoçar. Você pode colocar o quanto de açúcar quiser, esse é o açúcar de coco. Ele tem um baixo índice glicêmico, entra suave no sistema. Se o seu liquidificador ou equipamento estiver com dificuldade, use uma espátula para auxiliar na tarefa de misturar os ingredientes, e completa de homogeneizar para chegar na textura perfeita, na máquina. Liquidifique. Textura cremosa.
Espere esfriar um pouco, para não ir muito quente à geladeira. Depois de aproximadamente 30 ou 40 minutos na geladeira, o brigadeiro está pronto para ser enrolado, firme, na consistência que parece massa de modelar.
Molhar a mão com óleo de coco. E aí, enrolar como um brigadeiro convencional.
Algumas opções de cobertura: passar no cacau, pistache em flocos, nibs de cacau.
Uma receita rápida, feita com ingredientes funcionais.