segunda-feira, 25 de maio de 2020

🌳 Para que complicar o que é simples?🌱
Alimentar um omnivoro consome até 18x mais recursos que um vegan.
Não é sustentável e ainda traz sofrimento, desmatamento e doenças.
#veganmeme #veganmemes #gnomovegano
#vegano #vegana #veganismo #veganos
#veganportugal #veganbrasil
#veganosbrasil #veganosportugal

domingo, 17 de maio de 2020

Damasco

Damasco bom é o escuro. O amarelo tem dióxido de enxofre.
O figo tem muitas sementes, então é forte. E' doce. O figo é uma das frutas secas mais puras. Por vir da Turquia, que evita agrotóxicos, é melhor.
Soja - a melhor forma de come-la e' quando foi fermentada. Os povos antigos, orientais, a fermentaram, e então a utilizaram como alimento, criando o missô, o tempeh, o nato^, o molho de soja.
Evitar soja de todas as maneiras, a soja nao fermentada. 

🥚Precisamos mesmo do ovo? 🌱

Além de ser uma das indústrias mais cruéis, o ovo não é assim tão saudável
e já há muitas formas de o substituir nas suas receitas. Já é possível fazer omelete sem ovos!

#veganforanimals #veganforlife #vidavegana  #alimentaçãoconsciente #vidavegana #crudivegano

terça-feira, 12 de maio de 2020

Quando cozinhamos os alimentos a altas temperaturas, por muito tempo, especialmente quando os alimentos são assados, grelhados ou fritos, são formados os produtos finais da glicação avançada (Advanced Glycosilation End Products – AGEs), assim como os produtos finais da lipoxidação avançada (Advanced Lipoxidation End Products - ALEs). Baasicamente, 3 fatores influenciam na formação exógena de AGEs: 1) composição nutricional do alimento; 2) método de processamento térmico (cozinhar, assar, fritar, etc.) e 3) tempo de duração do processamento térmico. AGEs e ALEs podem ter um efeito devastador na saúde, uma vez que eles podem ser absorvidos (especialmente se o indivíduo estiver com Hiperpermeabilidade Intestinal), entrar na circulação e se ligar a receptores específicos, desencadeando processos inflamatórios intracelulares (veja algumas consequências de inflamação crônica, mediadas por AGEs e ALEs na figura). Isso não significa que temos que comer só alimentos crus pro resto da vida. Mas significa que temos que prestar atenção na técnica dietética que utilizamos em nossa cozinha. Quando for torrar o amendoim, não deixe ele mudar de cor. Quando for assar algum alimento, não deixe ele queimar. Quando for fritar um ovo, não deixe ele ficar “bem passado”. Quando for comer um pão integral, tire a casca queimada, que é repleta em glicotoxinas. Lembre-se sempre de que a sua ingestão de AGEs não pode exceder a sua capacidade de neutralizá-los. Coca-cola e similares, por exemplo, possui altas concentrações de Metilglioxal, um dos AGEs mais estudados por seus efeitos nocivos na saúde vascular. Outro efeito bem conhecido dos AGEs é a contribuição no aparecimento de rugas, pois reagem com proteínas da matriz da pele, danificando-as. Felizmente, temos uma grande arsenal de componentes anti-glicantes nos alimentos vegetais. Uma dieta adequada pode prover praticamente todos esses componentes. Consulte o seu nutricionista funcional.