sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Café. Por Flavio Passos.

# A ciência confirma: quanto mais café se bebe, mais se vive!

É incrível compreender o quanto os conceitos antigos sobre alimentação saudável estavam de cabeça para baixo! Rico em antioxidantes, o café é uma substância complexa, com centenas de compostos funcionais - alguns ainda não identificados pela ciência.

Contudo, sua ação positiva na saúde já é bem documentada. Diversos estudos apontam que as pessoas que bebem mais café vivem mais e possuem um risco reduzido de doenças como alzheimer e diabetes. Em especial, um realizado em 2012 na universidade de New England com 402.260 indivíduos ao longo de 13 anos, o risco de mortalidade foi reduzido nos homens em 12% e nas mulheres em 16%. Significativo!

Os problemas que dão ao café sua reputação negativa - residuos de pesticidas (café industrial possui alto nivel de residuos), adoçantes (açucar, ou aspartame) e presença de fungos (café cultivado ou processado de forma equivocada).

Desta forma, SE você interage bem com o café, escolha um orgânico, de altitude e ótima procedência, adoce-o com açúcar de coco (fica perfeito) e tome com consciência de que é uma das bebidas mais saudáveis já descobertas pelo homem! #