quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Lentilha d'd'água! B12, leite veg, clara

https://vegazeta.com.br/laboratorio-encontra-fonte-natural-de-b12-em-lentilha-dagua
uma fonte natural de vitamina B12 a partir da lentilha d’água, também conhecida como erva-de-pato. A planta tem potencial de fornecer até 750% do valor diário de ingestão de B12 bioativa recomendada nos EUA.
... a plantinha aquática, que em algumas partes do mundo é considerada uma praga, pode ser uma aliada também no combate à fome.
... a erva-de-pato é benéfica ao meio ambiente porque a sua produção não exige modificação genética ou uso de terras agrícolas – apenas uma fonte de água.
... Leite a partir de lentilha d’água

Em junho, a Parabel anunciou que está desenvolvendo leite vegetal a partir da lentilha d’água. Segundo a empresa, a ideia de desenvolver o produto surgiu pelo rico potencial da matéria-prima, que contém níveis de aminoácidos essenciais e BCAAs comparáveis aos encontrados no whey protein.

A empresa já conseguiu autorização da agência federal Food and Drug Administration (FDA) para a produção, que qualificou o produto como seguro para consumo.

“Nosso leite de lentilha d’água é similar na cor ao leite de vaca e capta as extraordinárias proteínas e minerais de alta qualidade dessa lentilha, e não contém alérgenos”, informou.
... A startup Plantible Foods, sediada na Califórnia (EUA) também garante que a lentilha d’água se apresenta como uma boa fonte de proteína vegetal, possui proteínas mais completas e mais facilmente digeríveis do que o arroz e a ervilha.
Depois de realizar experiências por processo de extração a frio, a Plantible conseguiu obter uma proteína branca semelhante à clara de ovo, com sabor neutro e livre de alérgenos.
O cofundador da empresa, Maurits van de Ven, explicou ao FoodNavigator-USA que a erva-de-pato é uma matéria-prima de alta disponibilidade porque cresce no mundo todo e pode ser colhida diariamente, diferente das plantas de cultivo tradicional.
O objetivo da startup é otimizar a produção e trabalhar com cientistas para desenvolver novas maneiras de incorporar a planta na formulação de alimentos sem ingredientes de origem animal.